Recursos Disciplina de Portugus referente a prova do concurso de Xangri-l | IPC
Noticias

NOTCIA

08/04/16

Recursos Disciplina de Portugus referente a prova do concurso de Xangri-l

Seguem abaixo os recursos das questões possíveis de peticionarmos.

 

 Recurso questão 1 médio

Na lacuna do texto apresentada na linha 9, a resposta adequada a ser preenchida corresponde à forma “por quê” por tratar-se de um pronome interrogativo devidamente apresentado em final de sentença, por isso é absurdo admitir como correta a alternativa D. Solicita-se a alteração do gabarito para a letra B.

 

Recurso questão 2 médio

A assertiva I da questão número 2 afirma que “A diferença entre as pessoas mais ou menos exploradoras (...)”, para que essa informação pudesse estar perfeitamente correta, deveria haver uma perfeita correspondência semântica com a passagem “A ideia de testar limites pode estar relacionada a (...)” apresentada na linha 36 do texto base para a questão. Afirmar que “testar limites” pode apresentar alguma correlação com “ser explorador” até pode ser admitido, porém afirmar que o texto uma expressão está correta como identidade semântica com a outra é absurdo. “Testar limites” é semanticamente muito mais amplo, qualquer um testa limites ao, por exemplo, encher mais ou menos seu copo de água, isso não lhe daria nem minimamente o título de “explorador”, mas “ser explorador” significa buscar ultrapassar limites, buscar ou conhecer novas fronteiras físicas, psicológicas, emocionais, etc. Por isso a resposta não poderia ser a letra D e sim a letra B. Solicito alteração do gabarito.

 

Recurso questão 10 médio

A questão 10 apresenta como resposta a letra B, mas ao longo do texto ocorre a apresentação de uma série de hipóteses e justificativas objetivas e concretas que explicam a amparam as informações que deveriam preencher a lacuna da alternativa B. Como a questão solicita uma resposta cuja alternativa apresenta uma lacuna que não possa ser preenchida co informações do texto. Por isso solicito a anulação da questão.

 

 

 

 

Recurso questão 1 superior

No fragmento retirado do texto “É por isso que sempre ouvimos falar de testes com voluntários _____ eles cumprem alguma tarefa (...)” o pronome relativo “que” claramente pode-se constatar uma ambiguidade semântica quanto à referência do processo anafórico apresentado. O pronome adequado para preencher a lacuna pode ser acompanhado da preposição “em” em se considerando a referência a palavra “testes”, mas também é perfeitamente lógico, adequado e possível estabelecermos a referência com a palavra “voluntários”. As duas referências estão corretas, adequadas e coerentes, por isso a questão deve ser ANULADA por apresentar duas respostas possíveis.

 

Recurso questão 9 superior

A expressão “estado de” da linha 46 do texto pode ser retirada do corpo do texto sem comprometer as normas básicas linguísticas de sua estrutura sem alterar o sentido básico, pois a abrangência semântica da alteração sugerida pela questão não promove mudança de significado. Se a expressão citada não existisse e fosse sugerido o seu acréscimo no texto, isso sim alteraria o sentido por apresentar um claro sentido restritivo emprestado à palavra “repouso”, mas o contrário – a retirada da expressão – não afeta basicamente o sentido do texto. Assim o gabarito correto seria a letra B.

 

As demais questões não vejo possibilidade de podermos alterar o gabarito, pois elas serão contestadas semanticamente e certamente não lograríamos êxito. 

VEJA TAMBM

Est com dvidas?
Fale com um de nossos atendentes, em tempo real, e saiba mais sobre os cursos.
Receba informaes sobre
os principais concursos
pblicos gratuitamente.

CADASTRAR SEU E-MAIL

9679.7198
9864.8015
9970-7273

8926.8989

8106.5005
8177.9754

8465.5763
QUER CONCORRER A
BOLSAS DE ESTUDOS
INTEGRAIS E PARCIAIS?