Estudo para concurso no pode parar durante as eleies | IPC
Noticias

NOTCIA

26/08/14

Estudo para concurso no pode parar durante as eleies

Quem desacelerar o ritmo de estudo agora ou, pior ainda, suspender a preparação para concursos por achar que não haverá editais até o próximo ano estará cometendo um grave erro. O mito de que não há concursos em período eleitoral é infundado. Eles podem ocorrer a qualquer tempo. A única limitação é para nomeação de aprovados nas esferas para as quais haverá eleições (neste ano, federal e estadual). Mesmo assim, se o processo tiver sido homologado até 3 meses antes do pleito, a restrição deixa de existir.

O que pode acontecer – e muitas vezes acontece mesmo – é que alguns concursos fiquem temporariamente represados, não por impedimento, mas por deixarem de ser prioridade para a administração durante o período eleitoral. Mesmo assim, os órgãos e instituições precisam seguir funcionando e, como os concursos são autorizados com base em levantamentos de necessidade de pessoal, mais cedo ou mais tarde os editais precisarão ser publicados, independentemente de quem seja vencedor nas eleições em cada esfera.

Alguns poucos meses de espera por um edital não representam um tempo significativo para um candidato que realmente esteja levando os estudos a sério. Nunca é prudente achar que falta muito para o edital e que a intensificação dos estudos pode ficar para depois. Ao contrário, todo tempo deve ser muito bem aproveitado, até porque nunca sabemos com segurança quando serão publicadas as regras e datas dos concursos.

Se você decidiu agora prestar concursos públicos e ainda não iniciou a preparação, não espere janeiro chegar. Escolha um tipo de concurso que seja do seu interesse e comece o estudo pelas matérias básicas, aquelas que são comuns aos diversos concursos da área.

Participar de um curso preparatório costuma acelerar bastante o aprendizado e, em consequência, a aprovação. Principalmente porque há disciplinas totalmente novas para o candidato, que serão abordadas pelos professores de forma didática. Há uma grande variedade de cursos, presenciais ou pela internet. Estes últimos podem ser em vídeo-aulas ou em arquivos do tipo PDF (textos). Assim, mesmo quem está longe de um grande centro urbano tem a possibilidade de fazer uma boa preparação.

Se for possível, é interessante ter um bom material de apoio, preferencialmente livros destinados a concursos públicos. Livros de faculdade tendem a ser mais prolixos e fazem o candidato gastar mais tempo, além de abordar conteúdos que não serão cobrados em prova. Um bom livro por matéria é suficiente para reforçar a teoria.

Se você já estuda há algum tempo e viu praticamente toda a teoria, aproveite para refinar o estudo. É hora de aparar as arestas das disciplinas nas quais ainda tem muita dificuldade. Se necessário, refaça módulos específicos desde o início para eliminar as dúvidas e aumentar a segurança na hora de resolver as questões.

Revise constantemente as outras disciplinas e resolva muitas provas de concursos anteriores para detectar possíveis falhas no aprendizado. Aproveite também para melhorar o material usado para revisões, que deve ser bem enxuto e objetivo – isso será essencial depois que sair o edital. E reforce ainda mais aquelas disciplinas em que você tem bom rendimento, para que possa atingir um patamar de excelência. Alguns pontos a mais na hora da prova podem fazer a diferença no resultado final.

Para os candidatos de todos os níveis, é importante lembrar que é o estudo fora de aula que melhora o desempenho. Os cursos são úteis, mas representam apenas parte do trabalho. A fixação dos conteúdos só acontece a partir do estudo organizado, que deve incluir leitura da teoria, resolução de exercícios (pode ser com consulta no início), elaboração de material para futuras revisões, revisões periódicas e resolução de provas anteriores (quando o estudo da teoria tiver sido concluído). Esse ciclo ininterrupto levará à conquista da vaga.

Aproveite os próximos meses da forma mais produtiva possível e todos os outros, até conquistar a sua vaga, porque você não vai querer ver o edital passar na sua frente sem estar preparado, não é?

Fonte: g1.globo.com - Lia Salgado

VEJA TAMBM

Est com dvidas?
Fale com um de nossos atendentes, em tempo real, e saiba mais sobre os cursos.
Receba informaes sobre
os principais concursos
pblicos gratuitamente.

CADASTRAR SEU E-MAIL

9679.7198
9864.8015
9970-7273

8926.8989

8106.5005
8177.9754

8465.5763
QUER CONCORRER A
BOLSAS DE ESTUDOS
INTEGRAIS E PARCIAIS?